Certificação de servidores e seus benefícios

A certificação de servidores é um meio de assegurar que uma pessoa atende aos requisitos do Referencial de Certificação (ABNT NBR ISO/IEC 17024). É o reconhecimento público, formal e temporal que uma pessoa, potencialmente, detém as qualificações requeridas ao exercício de uma ocupação gerencial no setor público.

O processo de certificação de servidores, denominado Certificação Ocupacional, apresenta um alcance que, não raro, ultrapassa sua aplicação imediata, uma vez que permite dialogar e agregar aos subsistemas de gestão do desempenho e de gestão do desenvolvimento de recursos humanos estratégicos no âmbito público, novos mecanismos, processos e ferramentas de apoio às decisões e, nesse aspecto, tende a amplificar a abrangência da certificação de potencial.

Além disso, resultados de pesquisas acadêmicas recentes evidenciaram alguns benefícios dos processos de Certificação Ocupacional para as partes envolvidas:

  1. A Certificação Ocupacional contribui para tornar a gestão mais profissional, uma vez que esclarece as responsabilidades dos ocupantes ao explicitar suas funções e indicar as expectativas de desempenho exigidas pelas chefias de cada órgão.
  2. Ao revelar o perfil de competências necessárias para o exercício de uma determinada função, bem como o nível em que as mesmas se encontram em cada um dos indivíduos participantes do processo, a Certificação Ocupacional oferece dados e informações valiosas para refinar os bancos de potencial.
  3. A Certificação promove e orienta o desenvolvimento dos gestores, dado que em seus insumos há a indicação detalhada dos atributos cognitivos e comportamentais que o indivíduo é portador, bem como oferece ao órgão um posicionamento quanto aos fatores positivos e negativos referentes à função certificada.