FAQ

Qual o objetivo do Processo de Certificação Ocupacional?

O objetivo do processo é avaliar e certificar pessoas em relação ao potencial de desempenho para formação de um banco de profissionais credenciados para prestar serviços no setor público. Este banco servirá de referência para a nomeação em cargos de confiança estratégicos, a fim de um aprimoramento no nível administrativo para que os profissionais possam atuar com excelência e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

O Processo de Certificação é algum curso de formação ou capacitação no setor público?

O Processo de Certificação não constitui curso de formação ou capacitação, tampouco, concurso público para investidura em cargo ou função pública. Limita-se a credenciar, junto à Administração Pública, através da aplicação de exames específicos, profissionais para a formação de banco de potencial.

É um concurso para trabalhar para o Estado? Qual a carga horária de trabalho, remuneração e demais benefícios relativos ao cargo? Qual o tempo de contrato?

A Certificação não constitui concurso público para investidura em cargo ou função pública. Assim, as informações sobre carga horária, remuneração, benefícios, tempo de contrato, entre outras, não são disponibilizadas ao candidato.

Este Processo de Certificação é para diretores de escolas?

O Processo de Certificação atua com a avaliação e certificação de gestores de diversas áreas da Administração Pública, porém não é um processo para certificação de diretores escolares. Em Minas Gerais, a certificação de diretores escolares é feita pela Secretaria de Estado de Educação.

Para participar do Processo de Certificação Ocupacional é necessário o pagamento de alguma taxa de inscrição?

Não é necessário o pagamento de alguma taxa. Basta preencher o formulário de inscrição e enviá-lo, juntamente com a documentação comprobatória, para o endereço fornecido no Edital.

Como faço para visualizar os arquivos “PDF” do portal Sinapse?

Para acessar esse tipo de arquivo é necessário ter um programa leitor (por exemplo, Adobe Reader ou Foxit Reader) instalado em seu computador. Estes programas podem ser obtidos gratuitamente pelo site do fabricante: http://www.adobe.com.br ou http://www.foxitsoftware.com (site em inglês).

Quem pode participar do Processo de Certificação?

Qualquer pessoa que cumpra os requisitos mínimos dispostos em Edital.

Posso enviar meu formulário de inscrição por endereço eletrônico (e-mail)?

Somente serão aceitos os formulários de inscrição enviados por meio físico (via Correios) para o endereço constante no Edital.

Quais são os documentos comprobatórios que eu devo enviar?Quais são os documentos que podem comprovar a conclusão de um título acadêmico e de uma experiência profissional?  

O candidato deverá enviar, juntamente com o formulário de inscrição, a documentação que corresponda às informações declaradas. Para titulação acadêmica: Documento original ou fotocópia autenticada que comprove a conclusão de curso (diploma, declaração da instituição, identidade profissional, ou qualquer outro documento que tenha validade similar). Para experiência profissional: Atestado original de órgãos públicos (ver os grupos de experiência correspondentes no Edital); cópia autenticada de CTPS, contrato, recibo de pagamento; declaração original dos órgãos ou empresas de direito privado na qual tenha ocorrido a experiência profissional.

A documentação comprobatória precisa ser autenticada em cartório?

Apenas se o Edital expressar claramente que a autenticação deverá ser feita em serviço notarial e de registro. Caso contrário, a autenticação poderá ser realizada pelo setor de Recursos Humanos de órgãos públicos presumindo-se fé pública.
Anterior 1 2 3